É muito comum encontrar taxas e estatísticas preocupantes relacionadas à depressão, ansiedade e burnout, motivo pelo qual a saúde mental tem sido cada vez mais discutida. Mas você já parou para pensar em como ela é importante e como pode ser atingida na área da Medicina Veterinária?
De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), os Médicos Veterinários estão entre os profissionais com maior risco de suicídio no Brasil. Os motivos principais estariam relacionados à síndrome de Burnout e a fadiga por compaixão, causados por uma sobrecarga no trabalho, esgotamento e exaustão emocional pelo trabalho em prol de outros.
Um acontecimento muito frequente na rotina dos profissionais da área é a eutanásia dos animais, que pode trazer um peso emocional enorme, além disso, muitas vezes a carga de trabalho é tão intensa que não se é dada a devida atenção a essa sobrecarga.
Tudo isso torna extremamente necessário discutir o assunto no âmbito profissional, buscando uma reflexão sobre as causas de adoecimento mental e a busca por tratamento adequado.
A Medicina Veterinária é uma carreira nobre e cheia de responsabilidades. Contudo, é preciso respeitar seus limites, falar sobre o assunto e buscar ajuda quando necessário! E sempre se lembre que está tudo bem! Só assim, é possível continuar essa linda profissão!